Sistema TMS : Eficiência e poupança de custos

Publicado a 18 Junho 2019

TMS_eficiência_e_poupança_de_custos
maria_jesus_sobrio_barranco_1
SOBRINO
MARÍA JESÚS
Business Development Manager na Generix Group
Categorias

Numa altura em que os custos de exploração das empresas de transporte estão em alta, verifica-se uma forte necessidade em baixá-los. Neste contexto, a simples instalação de um sistema de gestão de transportes, TMS, ajudará os distribuidores, mas também as empresas transportadoras, a reduzi-los consideravelmente. 

Os dados apresentados pelos diferentes Observatórios sobre o transporte de mercadorias por estrada não deixam dúvidas. Atualmente, o transporte por estrada continua a ser o mais utilizado, tanto em curtas como em longas distâncias. Uma realidade que se reflete nos últimos estudos publicados correspondentes ao último trimestre de 2018, pois indicam que a atividade do setor aumentou em todos os segmentos.

Assim, enquanto o transporte de mercadorias de curta distância aumentou 9,1%, o transporte nacional e internacional cresceu 3,6 e 5%, respetivamente. 

É de destacar, por outro lado, que os últimos dados económicos publicados refletem um ligeiro aumento da economia em geral, o que permite pensar que o setor do transporte de mercadorias e a logística em geral, continuará a aumentar a sua atividade ao longo de 2019. 

Empresas contratantes versus transportadoras

Os grandes distribuidores – empresas contratantes – e as empresas de transporte estão obrigados a um entendimento mútuo. Ambos procuram e colaboraram na forma de como reduzir os custos operacionais das suas empresas. Uma maneira de o conseguir, beneficiando ambas as partes, é através do investimento num sistema de gestão de transportes. Para citar alguns exemplos: os tempos de carga e descarga; retornos vazios, emissão de faturas, gestão correta do tipo de combustível, sem esquecer funcionalidades de eficiência ou o planeamento de rotas. 

A implementação de um TMS que também se adapte às particularidades de cada empresa, seja grande, média ou PME, terá um efeito imediato sobre os custos operacionais da empresa. Custos esses, que no caso das empresas de transporte e de acordo com os dados dos diferentes observatórios, aumentaram.  

De facto, parte desse incremento de custos deve-se ao aumento do combustível, indicando que através de um planeamento correto das rotas (com menos quilómetros percorridos) ou a redução dos retornos vazios, era possível reduzir os custos operacionais. 

Mas, e se e conseguirmos, para além disso, reduzir em 8 euros o custo de emissão da fatura? Numa empresa de dimensão média representa uma poupança considerável em termos de “papelada” e de recursos dedicados. Com recursos a uma das funcionalidades do TMS seria resolvido em apenas alguns minutos. 

CAPSA apresenta as vantagens de utilização do TMS da Generix

Alguns de vocês puderam assistir ao webinar realizado há cerca de um mês e que contou com a colaboração da Associação AEUTRANSMER na qual, Adrián Fariaña - Coordenador de transportes da Food Corporation Pestana (CAPSA), explicou como alterou e melhorou a gestão logística da empresa após incorporar o TMS da Generix há quatro anos, “embora o seu funcionamento normal tenha sido alcançado há dois anos. Quando se implementa um TMS há um tempo de adaptação, no qual são feitas as alterações necessárias para que ele se adapte a todas as suas necessidades” 

É de salientar que, na realidade, a operação de distribuição da empresa envolve a gestão de diferentes fábricas distribuídas entre o norte de Espanha, Madrid e Menorca, que se traduz em quase 60.000 expedições e na distribuição de 800.000 toneladas por ano. 

Em resumo, um sistema logístico complicado e caro, representa entre 9 e 10 por centro de exploração por ano.

A importância do TMS

Depois de explicar que nas suas operações diárias as encomendam que entram no ERP passam pela consola do TMS, Adrián Fariaña explicou que “a chave para um bom funcionamento do software é que este demonstre, de forma instantânea a informação no ERP. Isto é fundamental se tivermos em conta que na CAPSA movimentamos entre três mil e quatro pontos de entrega, distribuídos por toda a área geográfica de Espanha e, além disso, a tipologia de clientes é muito diversificada (com diferentes tipos de veículos, prazos de entrega, etc.) e o transporte deve responder a todos eles. 

O coordenador de Transporte da CAPSA explicou que antes de contar com os serviços do TMS da Generix, toda essa informação era tratada de forma manual. Agora, o total das operações realiza-se praticamente sem intervenção humana, basta que uma pessoa da empresa introduza e atualize as regras de negócio, como tarifas, particularidades do cliente ou transportadora. Ou seja, 80% da gestão é feita pelo TMS e 20% pelo operador de tráfego. 

A intervenção de Adrián Fariaña termina resumindo quais são, na sua opinião, as principais vantagens de um TMS. “A nossa empresa, eu particularmente, recomendo a utilização do TMS da Generix, após verificar entre outras vantagens, que a otimização do agrupamento de cargas é mais efetiva, e será ainda mais se conseguirmos uma melhor configuração do sistema. Além disso, proporciona uma alocação mais eficiente de rotas e melhora a comunicação com a transportadora (para aceitação de cargas e comunicação de incidências)”. 

Sistema TMS da Generix: eficiência e funcionalidades a preços acessíveis

Atualmente, em plena era digital, as empresas precisam de apoio para gerir com simplicidade e rapidez as suas tarefas diárias, reduzindo simultaneamente os custos. 

É aqui que o TMS da Generix apresenta com resultados concretos as poupanças de custo que podem ser geradas. Além disso, em poucos meses, o investimento realizado na aquisição de um TMS será recuperado na sua totalidade. 

Recursos
Mostrar menos recursos
Mostrar todos os recursos