Como aumentar a capacidade de carga do armazém mantendo os mesmos recursos?

Publicado a 30 Setembro 2019

aumentar_a_produtividade_no_armazém
maria_jesus_sobrino_barranco
SOBRINO
MARÍA JESÚS
Business development Manager en Generix Group
Categorias
Armazém

Aumentar a produtividade e melhorar as capacidades com os mesmos recursos é o desafio de muitos armazéns. As plataformas logísticas têm noção de como os planos de negócio das empresas preveem um aumento do número de vendas e, consequentemente, do volume. No entanto, este crescimento não está acompanhado por mais recursos durante a execução das operações diárias.

A situação repete-se quase diariamente: tempos de espera de transportadoras pouco produtivas, acessos de segurança que não agilizam as entradas e/ou saídas, falta de recursos humanos para as operações diárias, acumulação de encomendas à mesma hora do dia, etc.

Se alguém pensa que o tempo perdido não se irá refletir na demonstração de resultados, está enganado. Desta forma, a transportadora, que sabe que o tempo médio de espera é de 1-2 horas, ao ajustar as tarifas conta com esse tempo ou negoceia uma penalização caso as esperas ocorram. Se no final do dia, uma plataforma logística tiver de descarregar ou carregar uma determinada encomenda e não tiver tempo, visto que todos os camiões chegam ao mesmo tempo, terá que pagar horas extraordinárias aos seus colaboradores do armazém ou perderá a encomenda e, consequentemente, terá um cliente insatisfeito. 

Era do Customer Centric 

Na era do Customer Focus ou Customer Centric não existe nenhuma organização que se possa dar ao luxo de ter um cliente insatisfeito.  

Felizmente, a tecnologia está a avançar e existem muitas opções para aumentar a produtividade: robôs automáticos, tecnologia RFID, soluções de planeamento, aumento da área de carga/descarga, etc. É uma questão de encontrar a tecnologia que melhor se adapte às suas necessidades e com a qual pode tirar o máximo proveito, com base nas suas operações. E porque não incorporá-las num processo suave de transformação e modernização? 

Na Generix, recomendamos enfrentar este tipo de desafio com uma solução simples, sem esquecer o seu horizonte de futuro. Soluções como Gestão do Parque de Camiões (YMS) são uma ótima solução para: 

  • Organizar as cargas com regras associadas à consiste em estabelecer regras de não concorrência de produtos e/ou tipos de veículos, de forma a que determinadas regras sejam automaticamente tidas em consideração para um melhor planeamento dos tempos de carregamento, tendo em conta todas as possíveis restrições.  
  • Otimizar tempos à para otimizar da melhor forma, é fundamental saber o quê, quem e quando. Esta informação permitirá interromper operações ou atribuir mais recursos a outras tarefas com tempos pouco produtivos, tornando-se numa situação ideal para toda a empresa. 
  • Priorizar pedidos ou clientes à nem tudo é igualmente urgente e nem todos os clientes são iguais. Ser capaz de priorizar um ou outro sem prejudicar o resto é um dos desafios do presente. Ser capaz de acrescentar regras de prioridade ao planeamento já não é uma utopia, mas sim uma realidade. 

Contemplar restrições à sem dúvida que o mais valioso para uma empresa são os seus recursos humanos e o seu know-how. No entanto, isso não pode limitar a operação de nenhum armazém ou site. Não se pode estar nas mãos do bom trabalho da pessoa responsável. Deve ser possível expressar qualquer tipo de restrição de datas, horários, características ou capacidades e, como é obvio, deve ser possível iniciar automaticamente para que o tempo gasto na organização seja utilizado noutras tarefas de maior valor acrescentado para a organização. 

A solução Generix YMS implementa um calendário de tarefas a serem organizadas, acessíveis a transportadoras e operadores de armazém que permite, entre outras coisas: acelerar o processo de registo com confirmação da hora de chegada, informações antecipadas, integração com o ERP e outros sistemas, leitura de matrículas, criação de notificações e alertas, geração de KPIs, etc. 

Estudos realizados por consultoras especializadas demonstram aumentos de capacidade entre 10 a 30% e grandes reduções nos tempos de espera das transportadoras, deixando a economia normalmente justificada em menos de 6 meses, dependendo do caso de partida, sendo, portanto, uma melhoria rapidamente implementável e visível rapidamente. 

Solução
generix_yms_gestion_de_la_cour_yard_management_system

Yard Management System

Consulte a página dedicada para conhecer todas as funcionalidades e muito mais SABER MAIS
generix_group_wms

Software Gestão de Armazéns (WMS)

Consulte a página dedicada para conhecer todas as funcionalidades e muito mais SABER MAIS
Siga-nos