Passar para o conteúdo principal

Generix Group recebe a certificação GS1 France para a fatura eletrónica

Lisboa, 26 de Janeiro 2018 – A Generix Group, empresa internacional especialista em soluções EDI e Faturação Eletrónica há mais de vinte e cinco anos, obteve a certificação da GS1 France para as ferramentas de fatura eletrónica incorporadas na solução Invoice Services. Esta certificação confirma que todas as faturas digitais emitidas são totalmente compatíveis com os regulamentos atuais. Num contexto em que a pressão legislativa para digitalizar faturas está a aumentar, este estatuto representa uma garantia adicional relativamente às competências da Generix Group.

A transformação digital

Em França, desde 2017, a fatura eletrónica tem vindo a tornar-se progressivamente obrigatória para as empresas que enviam faturas para as entidades públicas. De acordo com o Regulamento 2014-697 de 26 de junho de 2014 - que define o plano de implementação obrigatória da fatura eletrónica - as empresas de média dimensão devem estar preparadas para implementar esta nova abordagem a partir do dia 1 de janeiro de 2018, seguindo-se as pequenas empresas em 2019 e as micro- empresas em 2020.

Estes requisitos legais representam um desafio para as empresas, e a Generix Group disponibiliza soluções desenhadas para abraçar este mesmo desafio. De acordo com um estudo realizado pela Generix Group em 2017, 66% das empresas possuem uma solução de fatura eletrónica. No entanto, 73% dessas empresas tem ainda de digitalizar mais de 50% do volume das suas faturas. Presente no mercado desde 1993, a Generix Group tem como objetivo apoiar essas empresas nos seus projetos de transformação digital. "Em França é possível digitalizar uma fatura, de forma válida do ponto vista fiscal, desde 1990. Mas as primeiras implementações feitas em maior escala datam de meados dos anos 2000, com a transposição das diretivas europeias e a chegada de várias ofertas de plataformas SaaS", observa Christophe Viry, Product Marketing Manager for Integration Offers and B2B Collaboration na Generix Group. Em correlação com os prazos regulamentares, a Generix Group ganhou mais de 800 novos clientes para a plataforma da empresa em 2017.

 

Generix Group recebe certificação para GS1 2017 – Fatura Eletrónica EDI

A principal atividade da GS1, organização global que lidera o desenvolvimento de standards, é estabelecer standards e soluções que permitam trocar bens de consumo em todo o mundo. O que inclui toda a Supply Chain desde o produtor até ao consumidor. A existência da certificação GS1 permite às empresas escolher a partir de uma lista de soluções que foram validadas através de uma extensa série de testes, garantindo assim que as suas plataformas atendam aos requisitos regulamentares.

Para uma empresa como a Generix Group, com uma forte estratégia de internacionalização, a obtenção da aprovação GS1 significa um passo em frente. "A GS1 é um elemente chave no retalho. A empresa possui um conhecimento aprofundado dos problemas e resolve-os ao definir novos standards. Receber esta certificação significa que os nossos clientes podem colaborar sem quaisquer preocupações com os seus clientes e fornecedores", explica Christophe Viry. A solução Invoice Services da Generix Group obteve com sucesso a certificação da GS1 France e o direito de usar o título "GS1 Attested".
 

 

Uma certificação determinante para os clientes Generix Group

Embora a fatura eletrónica seja sinónimo de confiança, poupança de tempo e conformidade, existe ainda alguma apreensão em relação a esta tecnologia. Por essa razão, a Generix Group procurou uma solução que certificaria a sua oferta e tranquilizaria os clientes sobre a compatibilidade das suas faturas digitais. "Tendo em conta as dificuldades encontradas em campo, recomendamos que as empresas escolham somente soluções certificadas para garantir conformidade regulamentar e interoperabilidade. As opções são vastas e é fácil levar a competição para dentro do jogo", acrescenta Christophe Viry. As configurações de negócio testadas durante o processo de certificação garantem que os clientes da Generix Group serão compatíveis com os regulamentos atuais e capazes de se defender, se necessário. 

"Com quase trinta anos de experiência na digitalização de processos entre empresas, agradecemos à GS1 France por ter iniciado esta abordagem de certificação da solução. Isto permite-nos tranquilizar os nossos clientes e parceiros quanto ao cumprimento da nossa solução através da intervenção de uma terceira parte fiável. Além disso, a certificação da solução é fundamental para facilitar a interoperabilidade entre empresas e construir comunidades parceiras", conclui Christophe Viry.