Перейти к основному содержанию
A Supply Chain Moderna
Автор: Isabelle Badoc
on 11 Jul 2017 2:05 PM

Num mundo de concorrência tão intensa, os clientes terão sempre muitas e diferentes opções de escolha. Em teoria, os retalhistas são os que estão mais próximos de preencher todas as necessidades dos clientes, necessidades essas que se alteram, devido a fatores como o preço, entregas rápidas, instalações gratuitas e possíveis descontos.

 

A Supply Chain como marca

A Supply Chain nos dias que correm contribui tanto para o desenvolvimento da empresa como o da marca, tornando-se ela própria numa marca. Para além da gestão de stocks e entregas ao cliente, as empresas agora ambicionam que a Supply Chain ofereça soluções diferentes das já habituais.

Os clientes pretendem satisfazer as suas necessidades e os retalhistas tencionam manter os seus clientes fiéis, enquanto procuram gerar novos negócios e formas de aumentar as suas receitas. Com o crescimento do e-commerce, é importante garantir que os produtos estão sempre acessíveis, coordenar que o processo de entrega e o produto vão de encontro ao que é pretendido pelo cliente. A Supply Chain é um importante player na manutenção e satisfação dos clientes, contribuindo de forma substancial para a fidelização dos clientes.

 

Os três “D´s”

A Supply Chain está em contante mudança: dinâmica, digital e distinta.

É dinâmica porque tem a capacidade de se adaptar facilmente às novas necessidades dos clientes, novos negócios e mudanças constantes nos métodos de entrega.

É digital porque se adapta rapidamente às novas tecnologias que ajudam a supervisionar, direcionar e manter o fluxo dos processos. Por exemplo, nos armazéns ferramentas como os sensores RFID, câmeras, ferramentas de mobilidade para os operadores como smartphones e tablets, aplicações GPS e smartphones que informam os motoristas sobre as rotas mais rápidas ou até mesmo diretamente os clientes.

Além das soluções que capturam os dados das operações em tempo real, os gestores da Supply Chain podem usar soluções Smart Data para combinar elementos e informações de contexto real. Estes elementos são depois usados como verdadeiras ferramentas de apoio à tomada de decisão e na gestão das expectativas dos clientes.

É distinta porque 50% da promessa ao cliente online compromete-se com elementos da área da logística: preço, tempo de entrega e local de entrega. 

 

Inove e destaque-se

Estas novas ferramentas de Marketing nos negócios oferecem excelentes formas de aumentar a visibilidade das empresas: por exemplo, para enviar e entregar os produtos de forma rápida, permitir devoluções gratuitas ou até criar locais especiais para levantamento de encomendas. Trata-se de aproveitar as vantagens da tecnologia à disposição e colaborar com parceiros de negócio, melhorar os processos e transformar cada cliente num cliente fidelizado.

A ideia subjacente, é a capacidade de superar as expectativas dos seus clientes através da sua Supply Chain! Longe vão os dias em que a imagem da Supply Chain era um armazém de paletes e camiões de entrega. Embora o nível de qualidade de serviço ao cliente tenha sempre um impacto na satisfação do cliente, atualmente a cadeia de abastecimento pode ser vista como a principal ferramenta na estratégia de fidelização de clientes.

 

Supply Chain de hoje e amanhã

Na Generix Group, desenvolvemos plataformas avançadas e flexíveis que oferecem todo o tipo de possibilidades inovadoras dentro da Supply Chain. Agora podemos controlar a apresentação e procedimentos de tudo o que envolve as entregas ao domicilio, agrupar diferentes produtos para responder prontamente às necessidades dos clientes, utilizar as informações dos clientes disponíveis na Cloud, oferecendo simultaneamente um serviço profissional e de forma não intrusiva.

Todos estes novos desafios do e-commerce podem ajudar a acelerar o desenvolvimento de negócios. Além disso, as soluções para estes novos desafios estão interligadas são geralmente criadas diretamente na Supply Chain, conferindo a esta um papel de relevo na geração de receitas.

 

SAIBA MAIS SOBRE O SOFTWARE DE GESTÃO DE ARMAZÉNS DA GENERIX

O Software de Gestão de Armazéns (WMS) da Generix Group é uma ferramenta que permite gerir todos os fluxos dentro e fora do armazém e uma comunicação rápida e fiável com os sistemas de informação da empresa, com clientes e transportadoras.

Melhoria das operações logísticas:

Automatização das operações de entrada, mamuseamento e saída de mercadorias, otimização do espaço de armazenamento e localização exata de produtos, redução de erros de picking e packing, entregas eficientes e nos prazos estabelecidos, rastreabilidade dos produtos ...

 

Isabelle Badoc

Expert in Supply Chain, Warehouse Management, Transport Management, e-commerce Logistics …