Перейти к основному содержанию
Como promover a mobilidade no armazém
Автор: Isabelle Badoc
on 08 Mar 2019 11:13 AM
  • Logistics suppliers

A mobilidade no armazém está na ordem do dia e é encarada como uma necessidade. É frequente encontrar dificuldades de comunicação entre o gestor que trabalha no escritório e os operacionais no terreno e esta distância pode trazer um impacto negativo na produtividade da empresa. Para preencher esta lacuna, é imprescindível a implementação de soluções que respondam aos desafios da mobilidade no armazém.

 

Mobilidade no armazém: a chave para alcançar maior produtividade

Responsáveis por planear as operações logísticas com recurso a um software de gestão, os gestores passam muito tempo no seu escritório a trabalhar no computador. Como tal, não podem estar presentes no armazém, trabalhando lado a lado com as suas equipas. Esta distância física entre responsáveis e equipas pode criar problemas de comunicação e prejudicar a mobilidade do armazém.

Para resolver este problema, os responsáveis de equipa necessitam de acesso a ferramentas de gestão de armazém que permitem a interação em tempo real com os seus colaboradores e a intervenção no terreno para gerir as suas tarefas.  A solução WMS mobile faz exatamente isso. O acesso à aplicação através de um smartphone ou tablet é um dos aspetos chave para a mobilidade no armazém. Desta forma, os gestores podem planear as operações de armazém e estar simultaneamente em contacto próximo com as suas equipas.

 

As funcionalidades do WMS mobile

Um WMS (Warehouse Management System) é um sistema de gestão de armazém que permite melhorar a gestão de stocks tendo em conta o número crescente de referências de produtos, organizar os stocks e preparar as encomendas de acordo com os diferentes modos de preparação. Tudo isto, reduzindo simultaneamente os custos operacionais.

Disponível no formato de aplicação para smartphone/tablet, o WMS mobile permite que o responsável da equipa se possa conectar ao software onde e quando quiser. Objetivos:

No centro da abordagem colaborativa, a mobilidade do WMS reposiciona os gerentes e coloca-os ao lado das suas equipas para que eles possam responder às problemáticas e intervir em tempo real. Permite também antecipar anomalias e manter de forma regular uma boa adequação entre volume de trabalho e recursos logísticos disponíveis.

 

Case study no armazém de um grande distribuidor

A Generix Group desenvolveu uma aplicação personalizada para responder às necessidades de um grande distribuidor na área alimentar. O objetivo era modernizar os processos, melhorando a mobilidade do armazém, com o objetivo de aproximar o responsável de operações às equipas no terreno. A partir dessa colaboração, foi criada uma proof of concept (POC) para testar a viabilidade de uma extensão móvel para a solução de gestão de armazém da Generix. Foram definidos os seguintes objetivos:


O projeto foi um grande sucesso. Integrando todos os recursos de um WMS tradicional, bem como a visualização de dados, a aplicação mobile desenvolvida e testada pela Generix Group aproximou o responsável de operações do armazém das suas equipas, aumentando assim a eficácia das suas ações em tempo real.

 

Inicialmente desenvolvido para utilização do responsável de operações de armazém, a aplicação será estendida a todos os colaboradores do armazém (serviços de receção, preparação e expedição). O objetivo é fazer com que os funcionários do armazém usufruam da ferramenta mobile, com os responsáveis agora no centro das suas equipas. Este é um verdadeiro caso de sucesso para a Generix Group que comprova a adaptabilidade das suas soluções para a Supply Chain.

Quer saber mais sobre as soluções da Generix Group

 

DOWNLOAD FICHA DE PRODUTO WMS

 

Fonte da imagem: Fotolia – Zhu Difeng

Isabelle Badoc

Expert in Supply Chain, Warehouse Management, Transport Management, e-commerce Logistics …